sábado, 21 de abril de 2018

TV de sindicato ameaça processar Globo e Band por 'sequestro' de imagens de Lula



Emissora mantida pelos sindicatos dos metalúrgicos do ABC e dos bancários de São Paulo, a nanica TVT está em pé de guerra com as poderosas Globo e Band. Acusa as duas redes abertas e seus canais de notícias de "sequestro" de sinal durante atos pró-Luiz Inácio Lula da Silva nos dias 6 e 7, horas antes de o ex-presidente se entregar à Polícia Federal.

A TVT já notificou as duas empresas de comunicação sobre o uso sem autorização de imagens. Seus advogados esperam agora uma retratação. Caso o pedido de desculpas não venha, o passo seguinte poderá ser uma ação judicial.

Abertamente defensora de Lula, a TVT foi a única emissora que captou e transmitiu ao vivo imagens de ato realizado em local aberto, próximo ao sindicato dos metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Temendo ser hostilizada por partidários do líder petista, a Globo só cobriu o acontecimento por meio de helicóptero.

A emissora, no entanto, usou pelo menos seis segundos de imagens do ato no SP1, seu telejornal das 12h, no dia 7. Nelas, Lula aparece ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, em plano fechado, em um ângulo impossível de se captar por helicóptero.

As imagens foram feitas no solo pela TVT, e a Globo usou um truque de edição que as recortou e eliminou o logotipo e a legenda da TV sindical. Não pediu autorização nem deu crédito.

O Jornal da Band e Jornal das Dez (GloboNews) se utilizaram do mesmo expediente. Em todos os casos, não houve nenhum crédito à dona das imagens.

Bandnews e GloboNews também reproduziram o sinal da TVT ao vivo. Esconderam legendas e logotipo da emissora lulista com seu material gráfico, mas deram crédito na maior parte do tempo.

FONTE:Daniel Castro

0 comentários:

Postar um comentário