domingo, 15 de abril de 2018

PEQUENA HISTÓRIA DO RÁDIO BACABALENSE - Parte 1



O rádio continua sendo o meio de comunicação mais popular do Brasil. Pode não ser o mais acessado, mas está sempre presente no carro, em casa ou na rua. Hoje estamos na era das Rádios Temáticas, vale lembrar que Bacabal também viveu seus tempos áureos da comunicação onde o rádio fascinava as pessoas com seus locutores de vozes marcantes.
Um desses locutores é J. Parma  - o inoxidável – do rádio bacabalense, guardião da história da comunicação Jota Parma guarda na memória algumas lembranças do rádio Bacabalense, segundo Jota Parma o verdadeiro precursor do rádio bacabalense foi Neco Finin que com um Mega Fone percorria a cidade a serviço das lojas Rio Anil e Pernambucanas. Neco Finin parava nas esquinas e fazia a propaganda das lojas como se estivesse numa rádio, era assim que chamava seu megafone.
A primeira emissora de rádio a operar  na cidade de Bacabal exclusivamente transmitindo em ondas médias, para cumprir as regras usava o espaço para transmitir somente músicas fora da fixa comercial na época  dos anos 60.As pessoas que dirigiam a emissora era o Senhor Bentinho, Raimundo Sérgio de Oliveira  e um argentino que fazia parte de um circo internacional.
O Argentino era Carlos Sandrine, o circo foi embora e ele ficou em Bacabal, envolveu-se com a rádio Atenas sendo seu diretor Artístico e foi o introdutor do teatro em Bacabal. Convocou várias pessoas de Bacabal e as preparou para participarem da Peça Teatral “Marcelino  Pão e vinho”, um dos atores foi Zé Jardim.

Posteriormente a Rádio Atenas saiu do ar,mas no começo de 70 outra emissora de rádio na frequência de ondas médias vai ao ar em fase experimental, articulada por João Alberto, Natinho que sem rádio oficial mantinha a “Voz São Raimundo” e Osmar Noleto que tornou-se famoso no rádio maranhense, mas essa emissora foi denunciada e as pessoas  que assumiram a implantação da radio foram presas pela policia federal e levadas para Fortaleza.
O Grande divisor de águas da comunicação Bacabalense foi mesmo a  fundação da Rádio Jainara que foi a 1ª emissora oficial de Bacabal de propriedade do Ex-prefeito Coelho Dias e dirigida já pelo experiente Osmar Noleto,  no início apenas com  programação musical, posteriormente atingindo milhares de ouvintes em face dessa características foram ao ar programas com informações locais, músicas, comerciais e jornalismo.
A rádio Jainara tinha como Slog  “Jainara – a namorada do mearim” e revelou locutores como Dalva Lopes e Zé do Forró que tem um estilo próprio de trabalhar, foi na Rádio Jainara que o famoso Radialista Osmar Noleto  criou o programa de maior audiência do interior do maranhão “Roda Viva” carro chefe daquela emissora  AM onde Jota Parma começou como repórter do programa.


0 comentários:

Postar um comentário